Citânia Viva - 23 de Maio de 2010
No próximo dia 23 de Maio (domingo), terá lugar na Citânia de Briteiros mais uma Citânia Viva, actividade de recriação histórica, organizada em conjunto pela Sociedade Martins Sarmento e Casa do Povo de Briteiros, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.
A recriação começará pelas 12.00 de Domingo, 23 de Maio, com um almoço castrejo, a decorrer na recepção da Citânia, onde será servido caldo de castanhas, pão com carne assada, favas e queijo de cabra, cerveja e vinho. Pelas 15 horas, lugar à encenação do Conselho dos Anciãos no antigo edifício do conselho comunitário. Uma hora mais tarde, pelas 16, é a vez de assistirmos aos exercícios de treino dos guerreiros castrejos. A Citânia Viva termina pelas 17 horas, com a reconstituição de um ritual fúnebre proto-histórico.
A recriação histórica da Citânia Viva pretende reconstituir alguns cenários da vida política, militar e cultural das comunidades proto-históricas que habitaram sítios como a Citânia de Briteiros no início da Romanização, por volta do século I a. C.
No presente ano, a Citânia Viva contará com a colaboração do Agrupamento Vertical de Escolas de Briteiros, da Associação Juvenil "Citânia", do Agrupamento de Escuteiros de Briteiros, Associação Jovem Cooperante Natureza/Cultura (JovemCoop) e da Equipa Espiral (Associação Humanitária, Cultural e Recreativa de Braga). Reuniu-se assim um conjunto de cerca de 50 figurantes que irão vestir os papéis de habitantes da Citânia, entre guerreiros, anciãos e camponeses. Inclui-se também a presença de legionários romanos.
A entrada é livre, limitada às necessidades de segurança e preservação da Citânia de Briteiros.
1 Comments:
Muitos parabéns pelo evento.
Foi a primeira vez que assisti à recriação que, dada a escassez de meios, foi muito bem concebida.
Se me permitem, gostava de fazer uma sugestão acerca da vestimenta do castrejos: Pela análise das esculturas de guerreiros calaicos encontradas em todo o noroeste peninsular, sabe-se que a túnica e o saio eram decorados com motivos curvilíneos e por vezes com elementos axadrezados. Assim sendo, faz todo o sentido que as elites guerreiras e de chefias, ostentassem um grafismo mais rico, bem como elementos coloridos.
Obrigado e por favor, continuem.
Enviar um comentário
<< Home