1884 - O Ano Que Mudou Guimarães - Lançamento do livro.
“A nossa exposição prende-se com uma série de empreendimentos intimamente ligados entre si sob uma disciplina comum, que tem por fim o progresso de Guimarães na esfera intelectual e económica. Para isso tem sido necessário improvisar as coisas e improvisar os homens. O povo, que dá tal documento de vitalidade, parece que pode confiar no futuro, se não perder a energia do seu braço e do seu pensamento.”
Redacção da Revista de Guimarães para “A indústria Vimaranense”, folha única comemorativa da abertura da primeira exposição industrial de Guimarães (15 de Junho de 1884).
Na próxima quinta feira, dia 25 de Março, pelas 21.00, o Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento acolhe a apresentação do livro 1884 - O Ano Que Mudou Guimarães.
A obra, editada pela Sociedade Martins Sarmento e pela Escola Secundária Francisco de Holanda, é o catálogo da exposição promovida em Dezembro último pela SMS, ESFH e pela Oficina, acrescida de um notável conjunto de textos biográficos sobre as figuras que fizeram tão importante ano, lançando as bases da modernidade em Guimarães: Martins Sarmento, José Sampaio, Domingos Leite de Castro, Alberto Sampaio, Avelino da Silva Guimarães, Joaquim José de Meira, Conde de Margaride, António Augusto da Silva Cardoso, Abade de Tagilde, João Franco e Padre Caldas.
Documento incontornável para a compreensão da cidade, o livro 1884 inclui ainda a publicação da Introdução do número 1 da Revista de Guimarães, o texto Convirá Promover uma Exposição Industrial em Guimarães?, de Alberto Sampaio, A Exposição Industrial de Guimarães e A Escola Industrial e as Indústrias de Guimarães, por Avelino da Silva Guimarães bem como a Acta da Instalação da Escola Industrial Francisco de Holanda.
A apresentação, uma iniciativa conjunta da Sociedade Martins Sarmento e da Escola Secundária Francisco de Holanda, integra a 29.ª Semana Aberta da ESFH.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home