Efemérides vimaranenses: 7 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1371 — João Vicente, da Porta de S. Domingos, dá paga de
1632 — Catarina da Guerra, dona viúva de João d'Erosa Pinto, moradora na Rua do Postigo da Porta do Campo da Feira, como herdeira e testamenteira do licenciado António Jorge da Guerra, seu irmão, contratou por escritura com Domingos Coelho, mestre de pedraria, da Rua Caldeiroa, de lhe fazer uma capela no Mosteiro de S. Francisco aonde ora estava o altar das Chagas, d modo de que já tinha dado a traça e os remates conforme são os da capela dos Melos, que estava feita, com uma coluna de cada parte, mais grossas que as dos Melos, tendo a capela armas dos Guerras com letreiros, altar de pedra com 2 degraus em baixo e uma sepultura com letreiro, tudo por 13$000 réis.
1656 — Ordem do dr. Paulo Meireles Pacheco, desembargador dos agravos, e superintendente da fábrica dos galeões de S. Majestade que se fabricam na Ribeira do Ouro, dirigida aos corregedores, provedores e mais justiças para prestarem todo auxílio a António Ribeiro Sequeira, comissário das madeiras para os ditos galeões a fim de as conduzir para a Ribeira do Ouro. Está registada na Câmara.
1657 — Bando do Conde de Castelo Melhor, datado de Caminha, proibindo que saia centeio e milho para fora da província sob pena de prisão na insula de Caminha a quem o levar por mar ou terra. Foi publicado em Guimarães a 11 dese mês.
1823 — Aviso régio nomeando dama de honor da Ordem de Santa Isabel a Viscondessa da Azenha.
1836 — Domingo de S. Gualter.- À noite, às 11 horas, estando reunidas algumas pessoas na casa da ex-baronesa de Basto, no Campo da Feira, jogando e passeando nas salas, que tinham as janelas abertas, sai da viela de Soalhães um tiro com carga de chumbo, o qual entrou pelas mesmas, causando susto e confusão na assembleia, ferindo 2 sujeitos mui levemente, sem mais prejuízos. Diferentes conjecturas se fizeram deste acontecimento, porém parece que o principal motivo foi o escandaloso ajuntamento de realistas (também estavam alguns constitucionais) em uma ocasião em que tinham havido desfavoráveis notícias de Espanha para os constitucionais e em que os realistas tinham mostrado exaltação. Nesta noite também espancaram no sítio da Feira o João Salpicão que foi voluntário realista. PL
1871 — Principia a construir-se a estrada distrital nº 7 de Donim à Póvoa de Lanhoso.
1884 — Quinta-feira. - Uma forte trovoada, de tarde; uma das descargas eléctricas vitimou uma irmã dos pintores caiadores Cerdeiras (ou LerdeiRas ?), que estava recolhida em uma das salas da Casa de Corujeiras,
1927 — Festejos gualterianos foram completos.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home