Efemérides vimaranenses: 1 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1580 — Os fregueses e confrades de S. Sebastião que iam fundar a Confraria do Santíssimo Sacramento, fazem obrigação ao Cabido, padroeiro da igreja, de sustentarem a fábrica do sacrário.
1605 — O vereador Leandro de Andrade, em sessão de Câmara, requer que o vereador André Peixoto não faça festas extraordinárias na procissão do Corpus Christi, mas somente as do costume, visto a Câmara estar empenhada e não ter dinheiro nem para os expostos, sem lançar finta.
1685 — Paulo Borges e seu filho Francisco Borges Peixoto, por escritura na nota de Nicolau de Abreu, obrigam o campo de Oleiros e os campos dos Pedreiros, na freguesia de S. Miguel de Creixomil, à fábrica da capela de S. Paulo que tinham mandado fazer na sua Quinta de Laços, da referida freguesia, e a abrir a capela todas as vezes que o pároco queria nela celebrar ou exercer actos paroquiais.
1768 — Nasce, na comarca de Guimarães, frei António da Cunha Rola, mestre de filosofia e teologia muito considerado na congregação da Ordem Terceira Franciscana.
1775 — O mestre pedreiro Pedro António Lourenço, da Rua do Espírito Santo, obriga-se por escritura a fazer, por 673$000 réis, a reforma da igreja da Misericórdia, no artigo pedraria e as sepulturas a 400 réis cada uma, conforme estavam feitas na igreja do Convento de S. Francisco de grades acima.
1800 — Principia a haver sacrário na igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, por Breve que a Irmandade obtivera do Papa Pio VI.
1828 — É feito, na Câmara, um auto de aclamação do sr. D. Pedro IV, pela oficialidade da divisão chegada na véspera, e por algumas pessoas de todas as classes. De tarde Te Deum na Colegiada, a que assistiu parte do Cabido. PL.
1847 — Com grande pompa, houve, na igreja de S. Domingos, ofícios de corpo presente de Domingos Cardoso da Costa Macedo (irmão do Conde de Margaride ). Estando-se aos ofícios, um velho quase cego, irmão terceiro da Ordem de S. Francisco, e vestido com o seu hábito, tocou com a tocha em objectos da armação e o filho do armador Eugénio deu alguns bofetões no velho e cego, não respeitando e ofendendo a Ordem de S. Francisco.
1863 — Termina o leilão de prendas, em benefício do projectado Asilo de Santa Estefânia, que principiara em 14 de Maio e era feito num pavilhão em frente ao palacete do Toural, tocando em alguns intervalos, em 12 noites, uma banda de música de Sande. Rendeu 2:156$300 réis, sendo: produto das prendas, nas 12 noites, 1:575$250 réis, de donativos em dinheiro, 529$260 réis, de entradas na exposição das prendas, que teve lugar nos dias 11 e 12 de Maio, no dito palacete, 51$790 réis. Sendo toda a despesa calculada em 130$000 réis.
1865 — Começa a diligência entre o Porto e Vizela.
1877 — Na capela da Ordem Terceira de S. Francisco é benzida a nova imagem do S. S. Coração de Maria, esculturada por António Soares dos Reis, do Porto e depois seguiu-se-lhe uma festividade. A imagem foi adquirida por esmolas conseguidas pelo padre comissário dos Terceiros, António Joaquim Teixeira, e pelos irmãos Ferreiras de Abreu, D. Maria de Belém, José e padre António; mas a escultura não satisfez, parecia uma estátua de cemitério, e foi substituída.
1879 — À noite percorreu as ruas da cidade a banda de música do Jacinto maneta e queimaram foguetes, e a mesma coisa na noite de ontem (31). Foi uma manifestação política promovida por alguns progressistas, celebrando o advento do seu partido ao poder
1885 — Principia a condução das malas do correio do sul pela linha férrea de Guimarães.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home