Efemérides vimaranenses: 21 de Março
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1624 — Professou no convento S. Francisco de Guimarães, tendo 17 anos de idade e já estudado letras humanas, frei Luís da Madre de Deus, natural de Lisboa e lá faleceu; tanto se aplicou às ciências escolásticas que ditou Filosofia e Teologia aos seus domésticos no convento de Santarém, até jubilar. Ocupou diversos cargos honoríficos da sua ordem, foi examinador das três ordens militares; escreveu duas obras em latim, uma acerca da sua Ordem, que se publicou, e outra, um Tratado da Fé, que não se publicou.
1681 — Provisão régia mandando ao corregedor que averigúe quem tem pão para vender e o faça expor à venda e não consinta o guardem para vender mais caro, e seja taxado com a câmara.
1736 — As freiras dominicas, de que era prioresa a soror Mariana da Encarnação fazem escritura, na nota do tabelião Manuel Pereira da Silva,
1807 — Ordem da polícia de Lisboa, assinada por Lucas de Seabra e Silva, prevenindo o Juiz de fora de Guimarães “que quando nessa vila se erigir de futuro com a precisa permissão desta Intendência qualquer teatro ou divertimento público, compete o conhecimento da policia ao corregedor da respectiva comarca, meu delegado, e só na sua ausência deverá Vossa Mercê ter inspecção dos mesmos.”
1888 — Saem por sua livre vontade do convento das Dominicas todas as senhoras e criadas que nele existiam, por ele ter (sido ou) ficado extinto no dia 9 deste mês, como fica dito. Algumas já tinham saído nos dias anteriores.
1920 — Procissão de Passos. Conduziu o Santo Lenho debaixo do palio o bispo de Bragança, nosso conterrâneo, D. José Lopes Leite de Faria.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home