Efemérides vimaranenses: 20 de Março
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1284 — O Cabido comprou uma herdade e alminha, sita no lugar da Corredoura abaixo da porta plenária (do Castelo?) da vila de Guimarães, a qual em tempo foi de Pedro Garcia, pedreiro, a Domingos Joanes e mulher Maria Joanes.
1733 — Estando em vereação o Dr. Juiz de Fora, 3 vereadores e o procurador do concelho, os juízes do mesteirais de azeite, vendeiros e estalajadeiros da vila com todos os mais mesteirais da vila e arrabaldes, requeram-lhes que no ano próximo passado de 1732 “concorreram para a fábrica do andor de S. Dâmaso que acompanhou com outros dos mais ofícios a procissão de Corpus Domini cada uma de por si 360 réis e como depois da dita multa muitos de novo abriram suas lojas e daqui por diante vão abrindo e o dito andor dependeria e havia de vir a depender necessariamente de reforma e não ser justo que se multassem 2ª vez os mesmos mesteirais que tinham concorrido ficando assim escusos e livres do dito imposto ou multa os que no ano passado não tiveram ficando mais suaves e com conveniência insensível o impor-se multa ou esmola certa aos que de novo abrirem loja, queriam eles ditos juízes e mais mesteirais se fizesse um termo em que todos vieram que todo o mesteiral de azeite ou vendeiros ou estalajadeiros que de novo quisessem abrir sua loja os desta vila e arrabaldes dela darão para a fábrica do dito andor 240 réis e sendo de fora da vila e arrabaldes darão 300 réis, cujo excesso a respeito da vila e arrabaldes era com atenção a não terem os ditos mesteirais concorrido para a fábrica do dito andor como concorreram os mesteirais da vila e arrabaldes e por ficarem isentos das obrigações dos mesteirais da vila e arrabaldes e por ficarem isentos das obrigações dos mesteirais como sempre foi estilo e também por não terem a lida dos reparos e concertos do mesmo andor e de o levar na procissão por pertencerem aos juízes por serem moradores nesta vila”.
1808 — É assinada neste dia a relação das peças de prata da Colegiada que em harmonia com o decreto imperial de 1 de Fevereiro último e declaração de 27 do mesmo mês, foram entregues para (os franceses) a contribuição de Guerra, cujo peso foi: aos do Cabido 1054 marcos e meio e duas onças; as da irmandade do Sanhtíssimo Sacramento, 347 marcos e duas onças, as da irmandade de Nossa Senhora da Oliveira 221 marcos e
1809 — Provisão régia que obteve Maria Luísa, solteira, dos açougues desta vila, para aforamento “do vão da Torre das Biscaias e muro”, assim o diz o título do registo mas a provisão diz “terreno que ocupava o muro daquela vila (Guimarães) e chão da torre da alfândega.
1827 — Sai um fúnebre Bando para anunciar a prematura morte da imperatriz do Brasil e rainha de Portugal a Sra. D. Maria Leopoldina, que ia da seguinte forma: adiante de tudo ia uma escolta de milícias comandada por um sargento, atrás desta 4 tambores cobertos de baeta preta; atrás dos tambores ia o Alcaide da vila de capa e volta, ao qual se seguiam os 2 Mesteres vestidos da mesma forma levando cada um deles uma bandeira enlutada, atrás de tudo ia uma guarda de honra comandada por um oficial. Enquanto o Bando andou pelas ruas do costume dobraram os sinos de todas as torres. O luto que foi marcado pela Sra. Infanta D. Isabel Maria foi de 3 meses rigorosos e 3 aliviados.
1872 — Sendo aberta a sepultura nº 35 da igreja da Misericórdia, foi encontrado em estado de incorrupção o cadáver do irmão Jerónimo Bento que nela fora enterrado a 11 de Agosto de 1862.
1880 — Um carro estafeta, que de Fafe vinha para Guimarães, esmagou no lugar do Canto um lavrador, que vinha a cavalo e que desastradamente caiu da água debaixo do carro, cujas rodas lhe partiram a cabeça, matando-o instantaneamente. O condutor do carro que parece não ser culpado no desastre, evadiu-se, ainda assim.
1883 — Foi inaugurada na rua do Guardal uma fábrica de sabão, onde há muitos anos existia uma de velas de sebo.
1897 — Neste dia e no seguinte, principalmente de tarde, da abóbada da capela-mor da Colegiada pingou bastante água.
1903 — Aprovação regia à deliberação camarária para empréstimo de14 contos de réis, exclusive aplicados às obras de melhoramento e reforma da canalização das águas públicas da cidade, segundo o projecto e orçamento superiormente aprovados.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home