Efemérides: 20 de Março
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1254 — Confirma D. Afonso III, em Leiria, o foral e privilégios concedidos pelos reis seus antepassados a esta vila de Guimarães. – Vide Vimaranis M. H., doc. CCLI, fl. 215.
1836 — Domingo de Lázaro. - Serve pela primeira vez a cruz que a imagem do Senhor dos Passos leva na procissão de Lázaro, a qual foi oferecida por Mateus José de Freitas, negociante do Porto, natural de Guimarães. A procissão foi na forma do seu antiquíssimo costume, só com a diferença de levar muitas figuras, como Simão Cireneu, evangelistas, judeus, etc. P. L.
1848 — O Cabido representa à Câmara dos pares do reino, pedindo que seja rejeito o projecto, já aprovado na Câmara dos Deputados, que reformava as colegiadas, reduzindo-lhes o número dos beneficiados a 11 e aplicando para os seminários os réditos dos que fossem vagando, além dos 11. Nesta mesma data escreveu ao Patriarca e ao duque de Saldanha, pedindo-lhe que protegessem a dita representação.
1863 — Sexta-feira – inauguram-se, com assistência do governador civil e seu secretário-geral, Câmara e alguns cavalheiros desta cidade (as corporações religiosas e muitos cavalheiros que tiveram convite, abstiveram-se de ir, em sinal de protesto pela remoção do Padrão), os trabalhos da reconstrução da rua de Gatos (Entre os regatos) hoje
1888 — Neste dia todo o pessoal secular que existia no convento das Dominicas, que ficara extinto em 9 deste mês e ano, retirou-se para fora dele.
1891 — É julgado
1903 — O ilustre vimaranense José Coelho da Mota Prego, conselheiro, apresentou na sessão da câmara dos deputados uma representação da
1918 — Foi para Lisboa uma força de 200 praças do regimento nº 20 de infantaria, para manter a ordem pública.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home