Efemérides: 17 de Março
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1281 — Provisão do Arcebispo de Braga, D. Fr. Telo, estando em visita no couto de Ervedelo, pela qual concedeu 40 dias de indulgências aos fiéis que com suas esmolas ou trabalho concorressem para a edificação (ainda por principiar) da nova igreja do 3º convento
1578 — É nomeado por El-rei D. Sebastião, como consta a folhas 65 do livro 44 da sua chancelaria, procurador da fazenda real de Viana o célebre jurisconsulto e vimaranense Manuel Barbosa.
1581 — Alvará de D. Filipe I confirmando, aos moradores de Guimarães, a promessa de El-rei D. Afonso V dada na sua provisão de 27 de Maio de 1462, de que jamais a vila seria desanexada da Coroa, salvo para o filho primogénito sucessor da mesma.
1828 — Sai para Lisboa o chantre Gaspar Manuel (Teixeira de Carvalho) e o cónego Pedro de Morais (Correia de Sá e Castro), indo como deputação felicitar
1844 — “Foi a polícia da vila a casa do frei Sebastião Cachada para o prender, por ter entrado na revolta que os académicos de Coimbra tinham feito naquela cidade no dia 8 deste mês contra o Governo e a favor dos revoltosos que estavam em Almeida e que tinham levantado o grito
1858 — A Câmara Municipal faz uma apresentação à dos Deputados, pedindo a criação de duas cadeiras de instrução secundária, uma de filosofia racional e moral e outra de retórica e poética, ou pelo menos uma, cujo professor em curso bienal leccione estas duas disciplinas.
1892 — Realizou-se no Clube Comercial um sarau musical em benefício das vítimas sobreviventes do temporal de 27 de Fevereiro na Póvoa de Varzim, esteve muito concorrido e no átrio tocou a banda do regimento de infantaria 20, por cedência do seu comandante.
1914 — Na noite de hoje para o dia 18 mutilaram a imagem do Senhor do Amparo que se venera em Oratório no terreiro do Cano e deceparam-lhe a cabeça. Os sacrílegos deixam lá um papel com os dizeres: … infâmia? – Não; a vingança é nobre quanto justa. Querem guerra? – Teremos Guerra.
1928 — Decreto criando o Museu Alberto Sampaio, de Guimarães, por intervenção do doutor Alfredo de Magalhães estadista e catedrático.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home