Efemérides: 16 de Março
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1324 — Carta de El-rei D. Dinis, dada em Santarém, confirmada
1587 — O Cabido contrata com Salvador Rebelo, organista, morador na cidade do Porto, para que anualmente venha a Guimarães limpar e afinar os órgãos da Colegiada, pelo preço de quatro mil réis e fazer-lhe a estada à custa da Fábrica da mesma Colegiada.
1830 — Aparece na ponte de Bouças, perto de Fafe, uma partida de constitucionais fazendo que todos os passageiros dêem vivas ao Sr. D. Pedro. P. L.
1837 — O Cabido apelou da sentença que contra ele obtiveram os coreiros e os estudantes, sobre dar-lhes a renda das maçãs, etc,
1863 — Principiam os ensaios do drama “O ermitão da serra de Sintra” para se representar em benefício do projectado asilo de Santa Estefânia, por um grupo de rapazes vimaranenses com as actrizes e irmãs Carlota Veloso e Maria da Luz.
1884 — Em sessão de vereação é deliberado consignar na acta um voto de agradecimento ao deputado Mariano de Carvalho, pelo interesse que tomou em prol do desenvolvimento industrial de Guimarães, propondo a criação da escola de desenho industrial para esta cidade.
1911 — Foi publicado o Decreto autorizando a Câmara a demolir o edifício do Recolhimento do Anjo.
1915 — Vindos de Braga chegaram a esta cidade os conselheiros de estado Drs. José de Azevedo do Castelo Branco e Luís de Magalhães. Às 4 horas da tarde no palacete do Proposto houve reunião a que assistiram, além daquelas prestigiosas figuras da causa monárquica, outras pessoas.
3 Comments:
O Ilustre Efemeridense olvidou-se de assinalar, nesta data, a primeira sessão pública de cinema ocorrida na nossa cidade. Olvidou-se ele, mas nós não. Toda a história reencontrada em http://4800guimaraes.blogspot.com/2006/03/primeira-sesso-de-cinema.html
Bem hajam,
JG
http://4800guimaraes.blogspot.com/2006/03/primeira-sesso-de-cinema.html
É verdade.
João Lopes de Faria, deixou-nos 32 efemérides referentes ao dia 16 de Março, mas não referiu a primeira sessão de cinema em Guimarães.
Quanto a isso, já não temos remédio: o incansável polígrafo e paleógrafo já não se encontra entre nós desde os idos de 30 do século passado e a sua obra ficará para sempre com essa lacuna.
Felizmente, o 4800Guimarães existe para assinalar devidamente a efeméride que JLF esqueceu (falha perdoada, pelo muito que ele recordou).
A história da primeira sessão de cinema em Guimarães, tal como JG a narra, é imperdível. Vão lá ver...
Enviar um comentário
<< Home