Efemérides vimaranenses: 6 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1217 — Carta de El-rei D. Afonso II, estando em Guimarães, na qual declara tomar debaixo de sua protecção a igreja de Santa Maria de Guimarães, seu pessoal e bens; declara mais que qualquer pessoa que faça algum mal à mesma igreja será considerada inimiga de El-rei, e que, além de ter que lhe pagar 500 maravedis, reparará perfeitamente o dano feito á referida igreja.
1358 — O procurador deste concelho, Domingos Esteves, paga
1591 — O cónego Gaspar Estaço de Brito, morador na Rua dos Fornos (em 4-1-1599 morava na Rua de Santa Maria), dá a seu irmão Baltazar Estaço que estava ausente, para património de se fazer clérigo, as suas casas e 2 quintais que tinha na Rua da Mouraria, na cidade de Évora, as quais eram da capela com duas ou três missas de obrigação, que partiam com casas que foram de Margarida de Figueiredo e com casas de Beatriz Estácia sua mãe.
1798 — Provisão e carta fazendo mercê a Paulo de Mello Pereira de Sampaio do ofício de inquiridor, contador e distribuidor da correição da comarca de Guimarães que estava lotado em cem mil reis a sua mãe D. Brígida Maria Barbosa de Lima e Abreu para se verificar em seu marido João de Mello Pereira de Sampaio que, principiando as diligências para se encartar, morreu antes de se passar a carta, pelo que foi provido o Paulo por ser seu filho varão mais velho. - Do cartório do Barão de Pombeiro.
1847 — Morreu uma criada dos Aguiares, que teria 19 anos de idade. Foi depositada e sepultada no dia seguinte na capela dos terceiros Dominicos. A sua moléstia principiou por bexigas, de que muitas pessoas adultas foram vítimas nesta quadra, sendo o número das crianças imenso. - PL.
1868 — É festejada na igreja das Dominicas com grande pompa a imagem de S. Roque; executou-se uma partitura de salmos de vésperas, escrita propositadamente para esta festa, pelo distinto e novo maestro portuense José Cândido Correia.
1886 — Nesta data havia nesta cidade os seguintes jornais:"Religião e Pátria", católico regenerador; "Comércio de Guimarães" eclético; "Enthusiasta", liberal avançado, semi-republicano; "A Epocha", republicano; "O Bijou", literário; "O Imparcial", progressista; "17 de Junho", progressista; "Progresso Cathólico", religioso, reaccionário; "Revista de Guimarães", da Sociedade Martins Sarmento.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home