Efemérides vimaranenses: 21 de Setembro
D. Maria II
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1666 — O notário apostólico, Paulo Gomes, vai por ordem do Cabido sede vacante a casa do doutor Sebastião de Almeida Sequeira, vigário-geral do D. Prior que havia falecido em 7 deste mês, o qual estava doente, notificá-lo, o que fez das escadas, não continuasse a exercer o dito cargo; e, quando se retirava, veio um familiar do dito doutor, chamado Frutuoso, dizer-lhe: “o senhor doutor não se lhe dá de ser vigário geral nem tem dever com o Cabido que todos são uns cães e uns judeus”, a que o notário respondeu, não havia tal e que isso era muita paixão e grande sentimento.
1739 — Carta régia noticiando à Câmara o nascimento duma neta, filha do Príncipe, para mandar fazer os festejos costumados.
1835 — Decreto mandando construir os cemitérios e legislando sobre o uso deles.
1837 — Saiu um luzido Bando da Câmara anunciando o ter dado à luz em 16 deste mês um príncipe (D. Pedro V) a rainha D. Maria II. O Bando era da maneira seguinte: “Adiante de tudo um de azémola com foguetes cobertos com um cobertor de damasco. Logo atrás iam 4 empregados da Câmara a cavalo, de capa e volta, vestidos de grande gala, 2 dos quais levam duas bandeiras. As bandeiras e ornatos dos chapéus eram de cores azul e branco. Seguia-se depois um empregado a cavalo e vestido da mesma maneira, o qual recitava o Bando. Atrás de tudo ia uma banda de música e uma guarda de voluntários comandada pelo tenente Saldanha. Depois de lido o Pregão, dava o Pregoeiro os vivas seguintes: à Santa Religião, à Senhora D. Maria II ao Sr. D. Fernando II, ao Príncipe recém-nascido, e à Constituição da Monarquia. Os vivas eram pouco correspondidos. À noite houve iluminação geral e andou uma banda de música a tocar pelas praças e ruas, acompanhada por meia dúzia de rotos. Este foi o primeiro parto da rainha.” PL.
1865 — Abertura da nova estrada de Braga a Guimarães.
1881 — O Dr. Emílio Hübner, professor distinto da universidade de Berlim, na Alemanha visitou as ruínas arqueológicas da Citânia de Briteiros e da próxima de Sabroso. O monte da Citânia tem de altura métrica 336,57; sendo de
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home