Efemérides vimaranenses: 17 de Julho
Igreja de S. Miguel do Castelo
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1681 — O vimaranense Roque Francisco foi nomeado abridor dos ferros de cunhos na Casa da Moeda, com o ordenado de 40$000 réis anuais. - Vide 4-XII- 1725
1775 — O cónego fabriqueiro da Colegiada contracta com Manuel Joaquim Proença, escultor e morador nesta vila, a este fazer-lhe a entrada do acréscimo das paredes e do retábulo da capela-mor por 157$600 réis.
1813 — O Cabido manda iluminar a torre, pelo feliz sucesso alcançado contra os inimigos no dia 21 de Junho.
1822 — Veio de Braga, para a igreja de S. Miguel do Castelo, um sino, tendo de peso duas arrobas e sete arráteis, sendo o seu custo 23$345 réis. O sino velho pesava quasi uma arroba.
1835 — Sábado.- Nesta cidade, como já tinha acontecido em Fafe, e outras terras do país, deu-se sublevação na feira por causa da elevação ao preço do milho, que saía para queimar; apareceu o administrador, bacharel Jerónimo Leite Pereira de Magalhães e Couto, e uma força de tropa que ele requisitou, e colocada esta no adro de S. Sebastião estando ele administrador à frente dela, mandou fazer algumas prisões, não havendo que mencionar qualquer outra ocorrência do tumulto. PL
1846 — Romaria da Penha: a música foi uma tocata da cidade, o tempo duvidoso; pouca gente.
1877 — Instalação de uma aula de instrução primária, costura e bordados, criada pela Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, para meninas, filhas de irmãos.
1887 — Domingo - Na fábrica da Companhia Aliança Fundição Massarelos foi fundido, com êxito satisfatório, o tronco e pernas da estátua de D. Afonso Henriques para ser erigida nesta cidade, faltando apenas fundir 3 peças para a conclusão da mesma.
1906 — Indo para as Pedras Salgadas, passa nesta cidade El-rei D. Carlos. Chegou a Guimarães às 9 horas e 15 minutos da manhã e retirou, em automóvel, para Fafe às 2 horas da tarde, dando recepção e almoçando em casa dos Conde de Margaride. A Câmara, o governador civil, autoridades administrativas e judiciais, arcebispo, etc., foram esperá-lo à estação de Vizela; a recepção na estação de Guimarães foi brilhante, seguindo-se o almoço, findo o qual lhe foi feita uma grande e imponente manifestação em que tomaram parte diversas corporações com seus estandartes, 7 bandas de música e enorme multidão de povo; El-rei, que assistiu de uma das varandas do palacete, agradeceu e retirou para Fafe. Houve muito fogo do ar. A Câmara tinha mandado deitar Bando, no sábado dia 14, anunciando e convidando.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home