Efemérides vimaranenses: 16 de Julho
O antigo tanque-chafariz da OLiveira
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1621 — Fernão Gonçalves da Maia, morador nesta vila, dá fiança ao cargo de carcereiro do Castelo para que estava eleito pela Câmara.
1630 — Alvará régio mandando ao juiz de fora que anualmente tire devassa de quais as pessoas que tiravam a água que vinha da serra para os dois chafarizes da vila e dos que plantavam árvores 30 palmos junto ao encanamento, que por ser de barro quebrava com tais árvores.
1655 — Carta, passada em Lisboa, de ofício de sangrador, de Jerónimo Dias, morador na freguesia de Mosteiro de Oliveira, o qual foi examinado pelo licenciado António de Morais, médico, morador na vila de Guimarães, com Lourenço Ferreira e João Lopes sangradores aprovados.
1748 — Por determinação do pontífice Bento XIV são conduzidas para a igreja da Colegiada as três imagens da Família Sagrada há pouco vindas de Lisboa para o Convento das Capuchas.
1842 — O padre José do Espírito Santo Ribeiro "O Pedinta", dominicano de Guimarães, foi pronunciado por crime de adultério e uso da armas proibidas em que lhe era parte Manuel José da Silva e o Ministério Público. Solto em audiência de 12-IV-1845.
1871 — Domingo.- Dois indivíduos, pouco depois do escurecer, no Largo do Carmo, agarraram o "José das Coxas" (indivíduo mal comportado) e deitaram-no ao poço cheio de água de um quintal que a Câmara expropriara à Viscondessa de Roriz. Ele salvou-se por se ter agarrado a uma travessa da bomba.
1899 — Domingo. - À noite, os oficiais de barbeiro em marcha aux flambeaus, com uma banda de música na sua frente, percorreram as ruas da cidade dando vivas e mostrando o seu contentamento conseguido dos seus patrões licença para fecharem os estabelecimentos aos domingos de tarde.
1905 — Veio em excursão a esta cidade o "Grupo Musical 1º de Maio", do Porto, ninguém o foi esperar (deram muito cavaco para isso), trouxe uma grande tuna musical, mais de que figuras, que tocou muito bem no coreto do jardim do Toural, das 5 às 6 horas da tarde; foi embora o Grupo às 7 e meia da tarde.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home