Efemérides: 8 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1196 — El-rei D. Sancho I, neste mês, estando em Guimarães deu foral a Ermelo e Ovelhinha (Ovelha do Marão).
1747 — O arcebispo de Braga, D. José de Bragança, residente em Guimarães, vai em passeio à fonte de S. Gualter, ou Fonte Santa.
1767 — Patente, passada pelo cônsul francês do Porto, nomeando cônsul em Gumarães a Joaõ Pedro Mijoulle, negociante francês em Guimarães.
1813 — Em sessão de Câmara, sendo posto a lanços o fornecimento de carne de boi nos açougues da vila, os marchantes lançaram o arrátel a 180 réis. A Câmara, vendo que o preço era excessivo, pôs os talhos do açougue por administração debaixo da vista de dois homens de probidade e logo escolheu João Ribeiro da Costa Sampaio e Francisco José Gonçalves de Oliveira, negociantes, aquele no Terreiro de S. Francisco e este na Rua Nova das Oliveiras, aplicando para o giro desta administração todo o dinheiro das sobras das sisas que paravam na mão do mencionado João Ribeiro da Costa Sampaio.
1835 — É concedida à paróquia de S. Sebastião para sua sede, a igreja do extinto Convento de S. Francisco. Esta concessão foi revogada em 22 de Junho de
1882 — A Associação Comercial, tendo notícia que a Câmara Municipal votara a construção e duas ruas para a ligação da cidade com a estação do caminho de ferro, partindo uma do Campo da Feira e outra do Campo do Toural, aprova uma representação dirigida à mesma Câmara, pedindo-lhe para que sem prejuízo da construção de outras quaisquer ruas, por agora delibere concentrar todos os esforços e aplicar toda a receita que seja possível para a construção de uma só rua, partindo do Toural à estação, por ser esta a que por todas as considerações deve reputar-se a mais importante e urgente porque o centro comercial de Guimarães estabeleceu-se há muitíssimos anos no Toural, S. Francisco e imediações.
1914 — Grande reunião, promovida pela Associação Comercial que se constituiu na sala das suas sessões em assembleia geral conjunta com numerosos habitantes de todas as classes sociais da cidade e concelho, a fim de protestar contra o projectado desmembramento do nosso concelho, tirando-lhe bastantes freguesias para formar novo concelho
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home