Efemérides: 7 de Março
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1464 — Carta de El-rei D. Afonso V, em a cidade de Ceuta, a seu sobrinho D. Fernando, conde de Guimarães, fazendo-lhe doação dos padroados das igrejas de Sta. Maria da Oliveira e de todas as igrejas e mosteiros da vila e termo de Guimarães, assim e na maneira como lhe tinha dado a dita vila. – Chanc. D. Affº V, Lº 8º, fl. 156. – Foi confirmada por El-rei D. Manuel a 21 de Maio de 1496.
1594 — Nasce o vimaranense Simão Vaz Barbosa, filho do Dr.
1825 — Principiaram as obras para a nova igreja de S. Torquato, (pelo risco do arquitecto vimaranense Luís Inácio de Barros Lima. – J. L. de F.) que se reduziram à capela-mor, ainda existente, que, afinal não se aproveita em virtude do risco que se está executando e é de L. Bohnfledt, arquitecto alemão.
1880 — É inaugurado no jardim do Toural o pavilhão acústico, tocando nele a banda “União Vimaranense”. Desde as 6 horas da tarde às 10 e meia-noite. Desde este dia ficou a cascata pronta e a deita água. Foi grande a concorrência de espectadores.
1882 — Decreto declarando de utilidade pública a expropriação de um terreno no lugar da Atouguia, da freguesia de Creixomil, na extensão de
1884 — Pelas 12 horas e 11 minutos (da tarde) chegou ao local de Vila-Flor (Cavalinho) a locomotiva que pela primeira vez fazia ouvir nesta cidade o silvo. A máquina “Sto. Tirso” trazia uma carruagem de 2ª classe. Chovia bastante.
1888 — É votado unânime e sem discussão na câmara dos pares o projecto de lei concedendo à
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home