Efemérides: 3 de Março
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1707 — Alvará de El-rei D. João V mandando que os privilegiados de Nossa Senhora da Oliveira sejam isentos de todos os tributos sólitos e insólitos em que se compreendiam as décimas não só a respeito das fazendas foreiras à igrejas de Nossa Senhora, mas ainda de todas as mais que por qualquer título fossem próprias dos ditos privilegiados.
1822 — Publica-se na Colegiada a Bula para se poder comer carne em todos os dias de jejum e abstinência, exceptuando alguns no ano. P. L.
1840 — Principiou o Cabido a fazer o coro na capela-mor, por estar já quase concluída a obra da igreja. P. L. Foi uma desastrada restauração em toda a igreja, a qual ficou parecendo mais sala de visitas que casa da Oração e habitação
1874 — É aberta ao trânsito público a estrada concelhia nº 11 das Taipas a Donim.
1883 — A farmácia Dias, de Rodrigo
1888 — O vimaranense Dr. António Inácio Pereira de Freitas, médico de Ponte de Lima, à noite, na
1926 — Às 5 horas da manhã, estando a tocar a fogo, nas torres de S. Torquato e das freguesias circunvizinhas, repetiu-se o toque em algumas torres desta cidade. Os bombeiros voluntários foram no seu automóvel e com algum material para S. Torquato. Afinal não era incêndio, era a chamuscar uma porca.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home