Efemérides: 2 de Março
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1525 — Bula de Clemente VIII ordenando a extinção dos cónegos regulares de Santo Agostinho no Convento da Costa, instituindo em seu lugar a Ordem de S. Jerónimo. Esta bula motivada nas alegações que ao dito pontífice apresentou D. Jaime, duque IV de Bragança, e II e último de Guimarães, sendo padroeiro deste convento, foi alcançada a instâncias de El-rei D. João III, o qual havia recomendado este negócio a D. Martinho de Portugal, seu sobrinho, e então embaixador em Roma.
1605 — O desembargador Gonçalo de Faria de Andrade contratou com as freiras
1843 — A Câmara representa às cortes contra o decreto de 13 de Agosto de 1832 que ordenava o acabamento dos forais e anulando as doações dos bens da coroa, extinguindo todos os foros, censos e prestações de qualquer qualidade, impostos nos sobreditos bens por virtude dos forais e emprazamentos, ou de qualquer outro título permanente, deixando aos donatários os bens que possuíam em todo o domínio e declarando uns e outros alodiais. P. L.
1845 — Cantou o Cabido um Te Deum em acção de graças pelo feliz parto de S. M. a rainha, a Sra. D. Maria II, do qual nasceu a Sra. Infanta D. Antónia. P. L.
1847 — "Pelas 10 horas da manhã foi preso o frei Francisco Quatro Olhos em casa de uma vizinha do Custódio Moreira, às Lajes, por ter estado em casa do mesmo Custódio Moreira, por ter tido tratos ilícitos com a mulher do mesmo, passando da casa da vizinha aonde foi preso, para casa dela, sendo encontrado com uma clavina e uma pistola, dando-lhe um dos voluntários que o prendeu duas baionetadas, uma na cabeça e outra em um braço (este voluntário era facínora e ladrão, e ainda à pouco tempo lhe tinha dado uma grande sova, supondo-se que seria desavença em algum roubo, pois o frade, além de ser um grande malvado, também tinha esta fama. A vizinha que lhe dava entrada também foi presa, e a adúltera fugiu para casa de uma vizinha. Este facto tão escandaloso, muito principalmente por ser praticado por um eclesiástico (o mais desavergonhado de todos) causou grande admiração e espanto em toda a vila, até mesmo por ele ser tratado desta maneira pelos seus correligionários políticos, pois era patuleia e a patuleia é que o mandou prender e que o maltratou. Atravessou o Toural no meio de patuleias armados, levando um deles as armas, e depois de o ter metido na cadeia foram entregar as armas ao administrador. Eis a sorte dos maus que, mais cedo ou mais tarde, se não perseguidos pelos seus inimigos, o são pelos seus chamados amigos!!!" P. L.
1899 — Principiou a construir-se a Fábrica de Tecidos de Linho e Algodão,
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home