Efemérides: 15 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1259 — Carta de aforamento do Casal de Soutelo in vila de Creixomil, que agora fazia de novo El-rei, dada
1701 — É eleito prior do Convento da Costa frei António dos Serafins, natural de Barcelos. Foi ele quem mandou levantar a fachada principal do convento, seguindo-a desde a igreja até à sexta janela no espaço em que antigamente estavam quatro celas, das quais a mais próxima à torre era a prioral. Foi concluída até à décima por frei Diogo de Faro, prior em 1731, o qual também mandou fazer o presépio que se vê no arco cruzeiro da igreja, do lado do evangelho.
1823 — Provisão de El-rei D. João VI, mandando ao guarda-mor da Torre do Tombo que dê a Custódio José Marques da Silva, da vila de Guimarães, traslado do foral dado à mesma vila por El-rei D. Manuel.
1866 — Por iniciativa de Miguel Mascarenhas, redactor da "Gazeta do Minho", os artistas reúnem-se à noite no teatro de D. Afonso Henriques, pela primeira vez, para preparar a formação da Associação Artística Vimaranense.
1905 — Ficou concluída a fachada do edifício da
1907 — Falece no Porto, onde há bastantes anos residia, o vimaranense José Arnaldo Nogueira Molarinho, ourives, gravador, abridor de cunhos para medalhas. -Vide 25-IX-1828.
1927 — Nesta cidade, de madrugada, apareceram cercadas as casas de conhecidos vultos republicanos. Passadas buscas, foram presos alguns, tendo-se evadido outros e contra os quais houve mandados de captura.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home