Aniversário da classificação de Monumentos da SMS
Muralha do Castro de Sabroso
Claustro do Convento de S. DomingosA 16 de Junho de 1910, juntamente com vários outros monumentos conhecidos em Portugal (nomeadamente em Guimarães), foram classificados como Monumento Nacional a Citânia de Briteiros, o Castro de Sabroso e o Claustro do Convento de S. Domingos.
A Citânia de Briteiros revelou-se, após as campanhas de escavação de Martins Sarmento , entre 1875 e 1888, um dos maiores povoados proto-históricos da Península Ibérica, e uma verdadeira referência histórica e científica em Portugal. É actualmente um dos sítios arqueológicos mais visitados do país.
O Castro de Sabroso, povoado coevo e próximo da Citânia, teve a sua história recente intimamente ligada a esta, particularmente pelo facto de ter sido também escavado por Martins Sarmento.
O Claustro do Convento de S. Domingos, do século XIV, é um dos mais interessantes e belos exemplos do estilo gótico no Norte de Portugal, onde actualmente, e desde o século XIX, se encontra instalada a exposição permanente do Museu de Arqueologia da Sociedade Martins Sarmento.
Aqui assinalamos o passar dos 100 anos sobre o reconhecimento legal da protecção destes sítios, intimamente ligados à história da Sociedade Martins Sarmento e de Guimarães.
(fotografias de Francisco Martins Sarmento)



