Nota Informativa | Pinheiro-Manso da Citânia de Briteiros classificado de Interesse Público
O monumental pinheiro-manso (Pinus pinea L.), situado na acrópole da Citânia de Briteiros, foi recentemente classificado como árvore de interesse público, pelo Despacho n.º 12490/2021 do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 246, de 22 de dezembro de 2021. Esta classificação, requerida pelo Município de Guimarães, em 2018, fundamentou-se na longevidade da árvore, superior a 120 anos, no seu porte exuberante e copa ampla com singular valor paisagístico, permitindo identificar a longa distância o Monte de São Romão, onde se encontra o mais emblemático conjunto arqueológico castrejo do norte peninsular.
A classificação do pinheiro-manso foi antecedida por uma avaliação fitossanitária e do risco de fratura, efetuada por uma equipa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em janeiro de 2020. Para atenuar o declínio natural da árvore, foram desaconselhadas quaisquer podas, tendo sido retiradas apenas duas pernadas inferiores, que se encontravam secas e em risco de colapso, com a colaboração da Vitrus Ambiente. O risco de eventual queda de ramos foi sinalizado com placas informativas, colocadas no perímetro da copa.
O pinheiro-manso é uma conífera de folhagem perene, com uma silhueta inconfundível, que ocorre em redor da Bacia Mediterrânica, desde a Síria até Portugal. É particularmente abundante no sudoeste da Europa, onde a sua distribuição foi alargada pelo cultivo, devido às suas sementes comestíveis, os conhecidos pinhões, utilizados na alimentação humana desde tempos remotos. Em Portugal, o pinheiro-manso ocorre sobretudo no sul do país, embora seja frequente no norte e centro, em bosquetes ou exemplares isolados. Em Guimarães, além do pinheiro-manso da Citânia de Briteiros, encontram-se classificados de interesse público mais dois exemplares, um situado na rotunda de Silvares, classificado em 2011, outro situado em Megide, Moreira de Cónegos, recentemente classificado.
A Direcção da Sociedade Martins Sarmento
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home