“O Concelho de Guimarães. Estudo de demografia e nosografia”, de João de Meira
A Sociedade Martins Sarmento vai reeditar a obra “O Concelho de Guimarães. Estudo de demografia e nosografia”, da autoria de João de Meira, publicada originalmente em 1907, texto que corresponde à Dissertação Inaugural apresentada à Escola Medico-Cirurgica do Porto, para a obtenção do grau de licenciatura em Medicina.
Esta obra tem uma dupla dimensão, em primeiro lugar histórica, empreendendo uma original história do concelho de Guimarães, alicerçada, pela primeira vez, num estudo rigoroso dos documentos históricos disponíveis e não, como até aí era habitual, na repetição acrítica das lendas e narrativas dos antigos monógrafos vimaranenses. Grande parte dos exames e conclusões de Meira mantêm-se atuais, pelo que, nem que fosse somente por esta razão, a reedição desta sua obra e a sua divulgação estaria plenamente justificada. Acresce ainda que Meira tem uma perspetiva moderna sobre a forma como deve ser escrita a História de Portugal, nas suas palavras, não deve ser a «estéril e sêcca enumeração dos seus reis, mas a chronica do povo anonymo, até hoje quasi esquecido dos historiadores e, o que é peor, bastas vezes calumniado.»
Uma segunda dimensão tem a ver com o estudo nosográfico do concelho de Guimarães, ou seja, do conjunto de doenças que mais afetavam os seus habitantes no início do século XX. Para este capítulo, concorrem todos os outros: geologia, climatologia, cultura, antropologia e população. Analisa profundamente, com recurso a dados estatísticos que recolheu no Hospital da Misericórdia e a inquéritos que promoveu, as patologias mais comuns no concelho, com particular incidência na pelagra, doença muito comum nas terras minhotas e de que, nessa época, não se conhecia nem a etiologia, nem o tratamento. A atenção dedicada a esta doença cruza-se, de certo modo, com a perspetiva que Meira enunciava sobre a História de Portugal. Também aqui, o que o move é tentar compreender e auxiliar os mais pobres, o grupo social mais atingido por esta doença.
Esta nova edição associa um conjunto de estudos originais, que permitem uma releitura atual do pensamento de João de Meira.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home