Incêndio na Citânia de Briteiros
Na noite de 25 para 26 de Março de 2019, pouco depois das 22h, deflagrou um incêndio com início na Freguesia de Santo Estevão de Briteiros e Donim, que rapidamente se expandiu pela encosta do monte de São Romão, onde se situa a Citânia de Briteiros. O fogo entrou dentro do perímetro da Citânia, pelo lado Sul, tendo ardido uma área considerável do monumento, entre a terceira e a primeira linhas de muralha, em terreno maioritariamente não escavado e, em parte,fora dos limites que são propriedade municipal sob gestão da Sociedade Martins Sarmento.
A eficácia da equipa dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas permitiu poupar o Balneário Sul da Citânia à degradação resultante do sobreaquecimento que um incêndio provoca. Já alguns núcleos de gravuras rupestres localizados na mesma encosta, abaixo da Estrada Nacional 309, dentro de propriedade particular, foram, como já tinha acontecido há anos, afectados por este novo incêndio florestal. Tal como se verificou em Abril de 2017, data do último incêndio que atingiu o sítio arqueológico, a maior parte da área visitável não foi, felizmente, afectada pelas chamas.
A Sociedade Martins Sarmento saúda a acção das corporações de bombeiros e autoridades policiais na extinção de mais este incêndio no monte da Citânia de Briteiros.
A Direcção da SMS
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home