Caminhar em Guimarães: “Rota da Citânia de Briteiros”
Divulgamos a seguinte actividade, conforme comunicação que segue, recebida da AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia.
A AVE convida os seus associados e amigos a realizar uma caminhada no próximo dia 24 de fevereiro, por um dos três trilhos homologados no concelho de Guimarães designado por "Rota da Citânia de Briteiros".
Este percurso é circular, tendo início e fim junto ao Museu da Cultura Castreja, em Briteiros São Salvador.
O trajeto entre o museu e a igreja é feito por estrada, entrando junto a esta por um estradão em terra que nos leva ao moinho de cubo no rio Torto, já na freguesia de Donim.
A subida ao monte de São Romão, mais conhecido por monte da Citânia é a parte do percurso que exige mais esforço físico, mas recompensado com uma vista soberba sobre o vale do Ave. No cimo, após cruzar a estrada começa a descida para os moinhos de Portuguediz na freguesia de Sobreposta, já no concelho de Braga onde iremos fazer o habitual piquenique na eira comunitária.
O regresso será pelas margens do rio Febra, onde as suas cascatas quebram o silêncio, com uma melodia ímpar passando num conjunto de moinhos em ruínas com uma envolvente natural aprazível e que faz do local, talvez o sítio mais belo de todo o percurso.
O percurso tem algum piso escorregadio e com pedras soltas. Poderá também haver alguns charcos de água, pelo que se recomenda o uso de calçado apropriado.
Hora/Local de encontro: 08:45h, em frente à entrada da Universidade do Minho, em Azurém.
Hora/Local de partida da caminhada: 09:20h, junto ao Museu da Cultura Castreja em Briteiros São Salvador
Duração da atividade: 6 horas
Distância: 11 kms
Dificuldade: Fácil/média
Para mais detalhes sobre o percurso e logística, recomendamos a consulta do roteiro e o acompanhamento do evento Facebook
NOTA: esta caminhada não inclui seguro e pode ser adiada ou alterada por razões externas à organização.
Atentamente,
A Direção da AVE
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home