Orçamento Participativo | Reabilitação do Castro de Sabroso
O Município de Guimarães, tal como acontece com muitos outros municípios portugueses, tem instituído o “Orçamento Participativo”, pelo qual se faculta aos cidadãos, em geral, a apresentação e promoção de projectos que, satisfeitos certos requisitos, a autarquia submete a consulta pública passando os mais votados a ser de execução obrigatória.
Tal como o Município anuncia nas suas páginas oficiais:
“O orçamento participativo visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos e das organizações da sociedade civil na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.”
(…)
Na dimensão deliberativa, os cidadãos podem apresentar e priorizar, através de votação, propostas de investimento a serem integradas no Plano de Atividades e Orçamento Municipal.”
http://op.cm-guimaraes.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27546
O processo de votação das propostas apresentadas para inclusão no orçamento municipal do ano de 2018, no âmbito do “Orçamento Participativo” está já a decorrer.
O nosso sócio, Senhor Carlos Marques, que mantém uma constante intervenção em assuntos de interesse público e dedica permanentemente à Sociedade Martins Sarmento uma prestimosa e muito relevante colaboração, submeteu este ano ao “Orçamento Participativo” uma proposta baseada numa parte do Plano de Reabilitação do Castro de Sabroso elaborado no seio da instituição pelos Dr.s Gonçalo Cruz e José Antunes e já aprovado pela Direcção Geral do Património Cultural.
A proposta foi admitida e está identificada com a referência OPGMR p16.
A Sociedade Martins Sarmento saúda esta iniciativa do Senhor Carlos Marques, que é do maior interesse, e, naturalmente, a Direcção fará o que estiver ao seu alcance no sentido de a divulgar e de promover a respectiva aprovação pública.
Como é sabido, têm sido feitos, nos anos mais recentes, vários esforços para recuperação do Castro do Sabroso, invadido por espécies infestantes que o tornaram praticamente inacessível. Elaborou-se o já referido Plano de Reabilitação, realizaram-se algumas visitas guiadas, incluindo uma visita noturna para observação das gravuras ali existentes, as campanhas anuais de escavações arqueológicas têm-lhe também sido dedicadas, a União das Freguesias de Sande-São Lourenço e Balazar, prestimosamente, levou a efeito acções de limpeza e desmatação abrangendo praticamente todo o Castro. Está em estudo também uma proposta de inclusão do Sabroso na Rede de Castros do Noroeste, da qual já faz parte a Citânia de Briteiros.
No entanto, só a execução do Plano de Reabilitação (http://op.cm-guimaraes.pt/Modulos/WMOP/Frontoffice/Public/Processos/Propostas/verAnexo.aspx?id=868) permitirá um avanço decisivo no sentido da recuperação e preservação daquele importante e belíssimo monumento arqueológico e da sua e acessibilidade ao público e à investigação.
A aprovação da proposta do Senhor Carlos Marques no âmbito do Orçamento Participativo será um passo fundamental para a reabilitação do Castro de Sabroso pelo que a Direcção da SMS vem fazer um apelo a que todos os sócios votem tal proposta e sensibilizem o maior número das pessoas que lhe estejam próximas para que o façam também.
A forma de votar a Proposta, é muito fácil, pelo modo seguinte:
Envie uma sms (mensagem de telemóvel) para o número 4310 com o texto OPGMR p16 [NºBI] [Data Nascimento]
Exemplo do texto: OPGMR p16 123456789 19801203
A data de nascimento deverá estar no formato AAAAMMDD (ano, mês, dia)
Desta forma, o voto fica desde logo validado.
O voto poderá ser também presencial, no Balcão Único da Câmara Municipal ou on-line
http://op.cm-guimaraes.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27546
A votação está já a decorrer desde 17 do corrente e vai até 7 de Setembro próximo.
Não deixe de votar.
Em caso de dúvida, os serviços administrativos da Sociedade Martins Sarmento ou qualquer elemento da Direcção poderão ser contactados e prestarão todo o apoio e esclarecimentos necessários, podendo também ser feito contacto através do email op.sabroso@gmail.com.
O teor da proposta pode ser consultado seguindo a hiperligação:
http://op.cm-guimaraes.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=28315&id=518&processoID=37
A Direcção da Sociedade Martins Sarmento
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home