Das nossas gravuras | Na SMS, até 28 de Fevereiro
Nesta exposição podem ser vistas 32 gravuras, versando diferentes temas e diferentes técnicas, todas pertencentes à colecção da SMS que possui cerca de 2600. Muitas das gravuras deste valioso espólio são da autoria dos mais importantes gravadores portugueses e estrangeiros, incluindo o vimaranense José Arnaldo Molarinho, mais conhecido por Gravador Molarinho.
Juntamente com a exposição, poderão ser vistos os materiais e utensílios usados na sua manufactura - Os materiais da Gravura – e alguns exemplares de matrizes de pequenas gravuras contemporâneas propositadamente realizadas para o efeito pela artista Joana Paradinha, professora da ESAP nas disciplinas da Técnica e Impressão do Desenho .
A complementar esta mostra, muito didáctica e de grande interesse para todos os alunos, com especial destaque para os de Artes Visuais, a mesma Professora Joana Paradinha proporcionará, no próximo dia 20 de Fevereiro, pelas 11h00, uma palestra, integrada no ciclo "Conversas com Café", subordinada ao tema Gravuras, incluindo as várias técnicas e processos de criação.
A SMS editou um catálogo, que ainda se encontra disponível, com o título Em volta das nossas gravuras do qual faz parte um estudo da autoria de Maria José Queirós Meireles sobre a técnica da gravura, em geral, e sobre a colecção da Sociedade Martins Sarmento, em particular, além da reprodução de dezasseis gravuras da colecção e textos e imagens de obras dos artistas contemporâneos - Margarida Lagarto, Pedro Proença e Gina Frazão - que integraram o ciclo expositivo.
Informações:
Período: até 28 de Fevereiro
Entrada: gratuita
Horário: de Terça a Domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30
Visitas guiadas: por marcação (patricia.aguiar@msarmento.org)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home