Conferências de 15 de Outubro, no Museu da Cultura Castreja
Na passada sexta-feira, dia 15 de Outubro, foi realizada no Museu da Cultura Castreja a quarta sessão do Ciclo de Conferências de Jovens Investigadores.
A sessão contou com a participação de Fernanda Magalhães, que transmitiu algumas definições acerca da casa romana, particularmente da arquitectura doméstica em Bracara Augusta, tema da comunicação. Definidas as tipologias das construções habitacionais romanas, a investigadora descreveu alguns exemplos de casas de habitação, em época Alto-imperial, cujas características conhecemos no decorrer das intervenções de Arqueologia urbana em Braga.
De seguida, Cristina Braga fez a sua comunicação acerca dos rituais funerários romanos em Bracara, baseada na análise dos vestígios descobertos na escavação da novo núcleo de necrópole da Via XVII (Bracara-Aquae Flaviae), no exterior da cidade romana. A assistência ficou impressionada com vários pormenores que caracterizavam a morte e os rituais de encomendação na época romana.
Seguiu-se um breve de debate, bastante participado.
A próxima conferência terá lugar no mesmo local, no dia 12 de Novembro.
1 Comments:
Louvo a iniciativa da Sociedade Martins Sarmento por dar espaço aos jovens investigadores em apresentar os seus objectos de estudo. Acima de tudo, a partilha de informação ajuda todos os investigadores e interessados a conhecer melhor determinadas realidades, que podem ser paralelos usados em situações quotidianas.
Parabéns pela iniciativa.
Enviar um comentário
<< Home