Sessão de 17 de Setembro do Ciclo de Conferências de Jovens Investigadores
Carla Martins falando acerca da mineração romana
Ricardo Silva descreve aspectos da via romana XVIII
David Mendes explica a circulação monetária em Bracara
Aspecto da sessão
Ricardo Silva descreve aspectos da via romana XVIII
David Mendes explica a circulação monetária em Bracara
Aspecto da sessão
Teve Lugar, no passado dia 17 de Setembro, a terceira sessão do Ciclo de Conferências de Jovens Investigadores, no Museu da Cultura Castreja. Este conjunto de comunicações tem vindo a ser organizado mensalmente pela Sociedade Martins Sarmento e pelo CITCEM -Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (FCT-UM).
Nesta sessão de 17 de Setembro, três investigadores fizeram as suas comunicações. Carla Braz Martins falou sobre a exploração mineira praticada na época Romana, na área do então Conventus Bracarum, uma das circunscrições territoriais romanas que abarcava o Entre-Douro-e-Minho. Esta comunicação revelou traços e indícios surpreendentes acerca dos trabalhos de mineração em locais desconhecidos de grande parte do público. Ricardo Silva falou aos presentes da história da Via Romana XVIII, ou Geira, que ligou Bracara a Asturica, e a sua contextualização na própria evolução política do Império Romano e da Callaecia. Abordou também as referências feitas àquele impressionante eixo viário romano, em épocas posteriores, até ao século XX. David Mendes abordou a circulação monetária em Bracara Augusta na época romana, particularmente as cunhagens registadas em diferentes reinados dos imperadores romanos, como um importante indicador para a caracterização económica de diferentes fases do Império Romano.
Esta sessão esteve exclusivamente voltada para a Arqueologia da época Romana, tal como a próxima sessão deste ciclo, prevista para 15 de Outubro.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home