Escavações arqueológicas na Citânia
Têm lugar na Citânia, até ao início de Agosto, escavações arqueológicas na Acrópole, como vem sendo já hábito no mês de Julho. Neste Verão, nove alunas da Licenciatura em Arqueologia da Universidade do Minho estão a fazer o respectivo Estágio de Campo anual em Briteiros.
Para esta campanha, prevê-se a realização de uma sondagem, além de limpeza e levantamento arqueológico, de uma casa de habitação, algures no sector 7 da Citânia, referenciada até há pouco tempo como uma unidade doméstica "de tipo dómus". Estas casas, das quais existem alguns exemplos na Citânia, têm sido interpretadas como uma demonstração da intensa Romanização do povoado, apesar da inexistência de intervenções arqueológicas recentes que o comprovem. Deste modo, a esvação de potenciais estratos construtivos do conjunto pode revelar interessantes resultados quanto à sua datação, e influências arquitectónicas externas visíveis.
Terá também continuidade a realização de sondagens cirúrgicas na "Casa da Espiral", perto da anterior, à semelhança das campanhas de 2005, 2006 e 2007.
Os muitos visitantes que têm passado pela Citânia têm colocado questões às jovens estudantes, que deste modo experienciam o trabalho de campo num monumento permanentemente visitável.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home