As Gravuras de O Tempo Tão Suspirado: Alegoria à Invasão do Porto pelos Franceses
Alegoria à Invasão do Porto pelos Franceses, circa 1809. Gravura a buril e água forte de Gravador desconhecido. 211 x 278 mm (mancha).
Um dos episódios mais trágicos das invasões francesas foi o desastre ocorrido na Ponte das Barcas que atravessava o rio Douro, na Ribeira do Porto. Aconteceu a 29 de Março de 1809 e nele terão perecido mais de quatro mil pessoas que se precipitavam na fuga para a outra margem do rio, perseguidas pelas tropas francesas, comandadas pelo Marechal Soult. O coronel inglês Nicholas Trant, destacou-se à frente das tropas que combateram a segunda invasão francesa, durante a qual os invasores, impedidos de atravessarem a linha do rio Vouga, se acantonaram na cidade do Porto, de onde seriam expulsos em 29 de Maio daquele ano. Ocupou o cargo de Governador de Armas da Cidade do Porto.
O Tempo Tão Suspirado: exposição de Gravuras da Colecção da Sociedade Martins Sarmento, alusiva ao 2º Centenário da aclamação do Príncipe D. João em Guimarães, pode ser visitada na SMS até 20 de Julho.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home