Guimarães, 1 de Novembro de 1755
[Imagem do Senhor Jesus dos Terramotos, que se venera na Ermida de Campo
de Ourique. Da colecção de gravuras da Sociedade Martins Sarmento]
No dia 1 de Novembro de 1755, a cidade de Guimarães estremeceu. As consequências não terão ido além de uns vidros partidos, mas o terror instalou-se entre a sua população, alimentado pelas notícias que iam chegando de outras localidades.
Num pequeno folheto manuscrito de curiosidades dum frade da Costa, que pertenceu ao seu mosteiro, lê-se, segundo a transcrição de João Lopes de Faria nas suas Efemérides Vimaranenses:
“Memorável será para todos os séculos o dia de todos os Santos do ano de 1755 pelo terramoto com que o céu atemorizou a todo Portugal, e grande perda de vidas, e fazenda, que houve em Lxª, e suas vizinhanças. Por todo o ano adiante continuaram, ainda que não com a violência e estrago do primeiro. Em todo o Reino se fizeram procissões de penitência. Em Guimarães saiu o Cabido descalço. Os estudantes saíram também com a imagem de N. Pe. (S. Jerónimo penitente) que nos vieram pedir para isso, que alguns Monges acompanharam e pregaram, em S. Dâmaso, donde saiu a procissão, à porta da Colegiada, no terreiro de Sta. Clara, no do Carmo, no da Misericórdia, no Toural, no das Dominicas, e outra vez no Toural, para a parte de S. Dâmaso, aonde se recolheu a procissão.”
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home