Última sessão do Ciclo de Conferências de Jovens Investigadores em Arqueologia
João Ribeiro apresenta o tecido urbano de Chaves (romana e medieval)
José Ribeiro apresentando a problemática das villae romanas
Joana Tomé descrevendo a cerâmica moderna de Prado/Barcelos
Teve lugar, no passado dia 17 de Dezembro, no Museu da Cultura Castreja, a última sessão do Ciclo de Conferências de Jovens Investigadores que a Sociedade Martins Sarmento e o Citcem têm vindo a organizar mensalmente desde Julho passado.
Nesta sessão, os últimos três investigadores apresentaram as suas comunicações, todas relativas à temática que se encontram a estudar nas respectivas dissertações de Mestrado em Arqueologia.
João Ribeiro, na sua comunicação relativa à evolução do tecido urbano de Chaves, apresentou uma projecção original e inovadora da malha urbana ortogonal da cidade romana de Aquae Flaviae, e a respectiva adaptação à cidade medieval de Chaves, que lhe sucedeu. Foram apresentados dados relativos à organização espacial e funcional da urbe na época romana (fórum, eixos principais, via poméria, pontes e necrópoles), bem como a implantação do centro cívico da cidade medieval, que gravitou em torno da Igreja de Santa Maria Maior.
José Ribeiro apresentou os dados que se conhecem para as villae romanas estudadas na região de Entre-Douro-e-Minho, em número bastante reduzido para uma região tão vasta. Foi apresentado um resumo crítico das intervenções realizadas nestes sítios, com as informações válidas recolhidas de cada um deles, elaborando um posicionamento científico dos dados conhecidos, à luz das mais recentes interpretações do povoamento rural em época romana.
Joana Tomé fez uma apresentação do espólio cerâmico de época Moderna enquadrável no centro produtor que teve origem na zona de Prado, e cujo trabalho foi sobretudo continuado nas olarias de Barcelos. Foram exibidos vários tipos de recipientes cerâmicos, em parte com as designações originais (conduta seguida, sempre que possível, pela autora), e respectivos paralelos etnográficos com peças fabricadas e utilizadas ainda no século XX.
Com esta sessão concluíu-se este pequeno Ciclo de Conferências, cujas actas contamos vir a publicar.
A Sociedade Martins Sarmento e o Citcem agradecem a colaboração dos 14 investigadores que se deslocaram a Briteiros para apresentarem estas conferências.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home