Na Livraria da SMS
A planta De Guimarães é, de todas as plantas da velha vila de Guimarães conhecidas, a mais antiga e a mais rigorosa. Datada, no respectivo inventário, de cerca de 1569, está traçada com assinalável rigor, acrescentando alguns contributos importantes para uma melhor compreensão do perfil urbano da cidade no passado e da sua evolução ao longo do tempo, introduzindo novos e relevantes elementos para o conhecimento da configuração da antiga Guimarães. Esta edição é uma reprodução fiel do original que actualmente se encontra na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Catálogo da Exposição produzida pela SMS para as comemorações dos 900 anos de Afonso Henriques. Inclui reproduções de todos os rostos expostos, bem como textos fundamentais para a compreensão e estudo da vida do primeiro rei de Portugal.
Uma Excursão ao Soajo em 1882, de José Leite de Vasconcelos e Francisco Martins Sarmento. Colecção de minimis, Guimarães, Novembro de 2008. PVP: 5 euros [desconto de 10% para sócios da SMS].
Uma excursão ao Soajo em 1882, de José Leite de Vasconcelos e Francisco Martins Sarmento A obra "Uma Excursão ao Soajo em 1882", da autoria de José Leite de Vasconcelos e de Francisco Martins Sarmento é o primeiro volume da colecção de minimis, uma colecção lançada pela SMS dedicada a textos marginais, obras imperfeitas, peças acidentais e outros objectos avulsos de reduzidas dimensões, recolhidos nos salvados de autores consagrados, esquecidos e imprevistos. É também uma homenagem da Sociedade Martins Sarmento a José Leite de Vasconcelos, no ano em que passam cento e cinquenta anos sobre o seu nascimento. O livro é composto por notas de viagem colhidas por Leite de Vasconcelos e Francisco Martins Sarmento numa excursão ao Soajo, em Setembro de 1882. O texto de Leite de Vasconcelos, com o título Uma excursão ao Soajo – Notas numa carteira, foi inicialmente publicado em 1882, na Tipografia do Tirocínio, em Barcelos, num opúsculo que teve uma tiragem de apenas 30 exemplares. As notas de Martins Sarmento são retiradas dos seus cadernos Antiqua, onde deixou o registo minucioso de três décadas de explorações arqueológicas e etnográficas.
Obras, de Alberto Sampaio. Edição da Sociedade Martins Sarmento, Guimarães, Novembro de 2008, 550 páginas. PVP: 25 euros [desconto de 10% para sócios da SMS].
O volume Obras, de Alberto Sampaio, reúne, ao longo de quase 600 páginas, os mais significantes escritos do Historiador. Em primeiro lugar são publicados cinco ensaios que ocupam um lugar central na obra de Alberto Sampaio, inseridos em sequência cronológica, com o propósito de proporcionar a compreensão da génese e do processo de construção do pensamento histórico do autor. Em seguida, publicam-se quatro textos reveladores da atenção de Alberto Sampaio em relação à realidade do mundo em que vivia e da sua preocupação em contribuir para o progresso da sua terra e do seu país. Seguem-se dois textos de evocação de dois vultos da cultura portuguesa do seu tempo, figuras centrais da sua vida e da sua obra, os seus amigos Antero de Quental e Francisco Martins Sarmento. No final do volume, inseriram-se oito notas e recensões bibliográficas que Alberto Sampaio publicou dispersamente. O prefácio é do Professor José Amado Mendes, prestigiado especialista em História Económica, da Universidade do Coimbra.
Alberto Sampaio – Catálogo da Exposição Bibliográfica. Edição da Sociedade Martins Sarmento, Guimarães, Novembro de 2008, 65 páginas. PVP 15 euros [desconto de 10% para sócios da SMS].
No âmbito das comemorações do Centenário de Alberto Sampaio, a Sociedade Martins Sarmento organizou e produziu, em Novembro de 2008, a exposição bibliográfica “Alberto Sampaio, o Tempo e a Obra”: Nela se pôde ver toda a bibliografia activa do Historiador. Da exposição foi editado este catálogo que contém imagens das primeiras edições da bibliografia de Alberto Sampaio e os seguintes ensaios: Sobre Alberto Sampaio, de Jaime Magalhães de Lima, Alberto Sampaio e a sua obra, de Luís de Magalhães e Alberto Sampaio, do tempo e da obra, de António Amaro das Neves.
O Tempo Tão Suspirado. Edição da Sociedade Martins Sarmento, Guimarães, Novembro de 2008, 117 páginas. PVP: 20 euros [desconto de 10% para sócios da SMS].
Uma edição com 117 páginas que inclui a reprodução de todas as gravuras exibidas - com uma breve nota explicativa e respectivas fichas técnicas - na exposição dos duzentos anos da aclamação do Príncipe D. João em Guimarães, decorrida entre Junho e Julho de 2008 na SMS. Inclui textos de António Amaro das Neves, “Guimarães na feliz restauração de 1808”, de Manuel Mendes, “Guimarães e a Aclamação de D. João VI num Códice inédito do Arquivo Militar”, de João Gomes de Oliveira Guimarães, “Centenário da Guerra Peninsular” - uma alocução proferida na sessão solene comemorativa do centenário realizada na Sociedade Martins Sarmento em 1908-, uma cronologia de João Lopes de Faria e a transcrição integral de uma pequena obra, muito rara, publicada naquele mesmo ano de 1808, a Relação do que se praticou em Guimarães, em aplauso da feliz restauração deste reino.
José Marques da Silva em Guimarães. Edição da Sociedade Martins Sarmento, Guimarães, Novembro de 2006, 61 páginas. PVP: 10 euros [desconto de 10% para sócios da SMS].
Catálogo Catálogo da exposição que decorreu na Sociedade Martins Sarmento em 2006. Inclui textos de António Amaro das Neves, António Cardoso, Maria José Meireles, Maria do Carmo Pires, Eduardo Ribeiro, Ana Pinheiro e Inês Sarmento, biografias dos arquitectos José Marques da Silva, David Moreira da Silva e Maria José Marques da Silva, bem como reproduções das plantas de todas as obras dos dos referidos arquitectos em Guimarães e sua localização.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home