As Gravuras de O Tempo Tão Suspirado - Arthur Wellesley / Lord Wellington
Arthur Wellesley / Lord Wellington, 1811. Gravura a buril e ponteado de Constantino de Freitas a partir de Henrique José da Silva. 243 x 148 mm (mancha).
Arthur Wellesley / Lord Wellington, 1810. Gravura a ponteado de Francesco Bartolozzi a partir de Domenico Pellegrini. 574 x 362 mm (mancha).
Arthur Wellesley / Lord Wellington, 1814. Gravura a buril de Manuel Marques de Aguiar. 414 x 305 mm (mancha).
Arthur Colley Wellesley, 1.º Duque de Wellington, Conde do Vimeiro, Marquês de Torres Vedras e Duque da Vitória. Em Agosto de 1808, comandou a força britânica que desembarcou em Portugal e avançou em direcção a Lisboa, tendo vencido, nesse mesmo mês, as batalhas de Roliça e do Vimeiro. Em 1809, regressou a Portugal, tendo conduzido as tropas na batalha do Buçaco, também vencida pelas tropas anglo-portuguesas. O seu maior feito militar viria a ter lugar em Waterloo, onde Napoleão seira definitivamente derrotado. Dedicou-se à vida política do seu país, tendo sido Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios do Reino Unido em várias ocasiões.
O Tempo Tão Suspirado: exposição de Gravuras da Colecção da Sociedade Martins Sarmento, alusiva ao 2º Centenário da aclamação do Príncipe D. João em Guimarães, pode ser visitada na SMS até 20 de Julho.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home