"Arqueologia do Lugar" | Percurso performativo pelo espaço e pelas obras da SMS
A Sociedade Martins Sarmento e a Licenciatura de Teatro da UM têm a honra de convidar V.ª Ex.ª para a apresentação pública de “ARQUEOLOGIA DO LUGAR” – percurso performativo pelo espaço e pelas obras da Sociedade Martins Sarmento, no próximo dia 2 de Maio, com duas apresentações, às 15h00 e às 16h30. *
Pelas 16h00 terá lugar uma conversa informal com o docente e os alunos que participam nas representações, que versará temas relacionados com o teatro.
Exercício dos alunos [Adriana Brandão, Alice Coelho, Ana Brandão, Ana Paula Leite, Carolina Sá, Catarina Carvalho, Cidália Carvalho, Daniela Sousa, Diana Gonçalves, Diogo Carvalho, Diogo Conde, Eva Ribeiro, Gabriela Andreson, Inês Matos Serôdio, Lúcia Lopes, Mariana Dixe, Miguel Ângelo Loureiro, Sílvia Almeida, Zacarias Gomes] de 1º ano da Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho/ Pólo de Couros (Guimarães), coordenado pelo docente Tiago Porteiro, desenvolvido na SMS. Esta colaboração representa, da parte da SMS, um contributo para a comemoração dos 550 anos do nascimento de Gil Vicente em 1465.
Breve enquadramento do exercício inserido na Unidade curricular de 1º ano – Laboratório II – Referência programática define a criação de um projecto teatral cujo conteúdo parte da especificidade de um determinado local/espaço – site specifc. O edifício central da SMS, não só em termos de espólio como também em termos de espaço físico, reúne todas as condições para “estimular” uma tal experiência formativa e de criação. Para além do mais, esta proposta materializa o pressuposto de partilha e inter-relação que o projecto formativo – Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho/ Pólo de Couros – procura estabelecer com a comunidade.
O exercício que se apresenta é resultado de cerca de 6 sessões de trabalho (4h semanais).
Breve exposição sobre método de trabalho: Ao descobrirem o espaço, cada aluno foi convidado a seleccionar um detalhe (objecto/elemento específico) e uma divisão. Descobriram depois a História da Sociedade e em particular o percurso e o legado do seu patrono. Foi num jogo de filtragem e selecção dos dados, salientando este ou aquele aspecto, que, passo a passo, se foi construindo cada um dos solos e cada trabalho de grupo. Coube aos alunos lançarem e desenvolverem as suas propostas e ao docente orientar, questionar e sugerir possíveis caminhos para a criação. Articulando escolhas e universos de cada um chegámos, por fim, ao percurso performativo "Arqueologia do lugar". Perante um espólio tão rico o tempo seria sempre pouco para desenvolver este trabalho mas estou seguro que esta experiência proporcionou, a cada um dos alunos, alargar o seu conhecimento a novas abordagens da criação teatral, assim como a sua relação com a cidade de Guimarães.
* Entrada livre embora com inscrição prévia até à hora de início de cada performance: directamente na secretaria da SMS, por telefone ou e-mail, através dos seguintes contactos 253 415 969 ou sms@msarmento.org (25 lugares por cada performance).
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home